Poderão participar jovens de 18 a 29 anos

O Parque Lagoas do Norte sediará na próxima segunda-feira (30), às 19h, o lançamento oficial em Teresina do programa Inova Jovem, da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ). O evento, que acontecerá na sede administrativa do Parque, é realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, e contará com a presença do prefeito Firmino Filho, do Secretário Nacional da Juventude, Assis Filho, do secretário Municipal de Juventude, Zé Filho, e demais autoridades.

O Inova Jovem é um projeto nacional voltado para jovens negros e negras que moram em comunidades carentes e sonham em mudar de vida por meio do empreendedorismo. Para se inscrever no Programa é necessário a cópia do RG e comprovante de residência acompanhados do preenchimento da ficha, disponibilizada na administração do Parque Lagoas do Norte ou pelo site www.inovajovem.com.br. Podem participar jovens de 18 a 29 anos.

Em 2017, a SNJ, em parceria com a Unesco e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizou levantamento, reunindo e divulgando dados que integram o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência – IVJ. Ao mapear dados relativos à violência, vulnerabilidade social e econômicos, apresentou que as maiores vítimas da violência em municípios com mais de cem mil habitantes são jovens negros e negras.

Para reduzir a Vulnerabilidade Juvenil à Violência, a SNJ optou pela criação do Projeto Inova Jovem – Empreendedorismo para a moçada da comunidade. Assim, o empreendedorismo nas comunidades surge como alternativa para a criação de oportunidades de emprego e renda entre os jovens. “É muito importante esse projeto em Teresina. É uma oportunidade de capacitação para jovens que poderão gerar sua fonte de renda própria e familiar, e por isso deve ser valorizado”, enfatizou Lúcia Vaz, secretária executiva da Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV) e ponto focal do Inova Jovem.

Para Viviane Bandeira, gerente do Parque Lagoas do Norte, o lançamento do Inova Jovem no Parque é motivo de orgulho. “É um privilégio para nós recebermos o lançamento de um programa tão importante como esse. Podemos dar esperança e qualificação para os jovens das comunidades próximas ao Parque, que poderão empreender e gerar renda familiar. É informação e promoção de oportunidades para jovens que tenham no empreendedorismo o sonho profissional”, concluiu.